Blog For Demand
Maximize o espao do seu armazm
10 de Setiembre, 2021
  • Photo:
    1 de 1
    Increase
    O que fazer quando o armazém começa a tornar-se pequeno? Por vezes, o seu aumento pode não ser uma solução economicamente viável. Em alguns casos, a falta de espaço pode ser causada por uma má gestão.

    Sinais de que o seu armazém está a ficar sem espaço

    - Mais de 90% do seu armazém está ocupado continuamente. Estar sempre tão ocupado acarreta custos de armazenamento, até porque alguns produtos podem ficar danificados, outros perdidos. Se por algum motivo tiver de aumentar o stock de determinado produto (por aumento da procura ou uma grande encomenda), não terá espaço para armazenar os itens.
    - O número de pedidos pendentes aumenta constantemente.

    Causas da falta de espaço no armazém

    Há muitos factores para o excesso de espaço ocupado no armazém. Pode ser por mudanças empresariais, expansão internacional ou maior aquisição de mercadoria. Contudo, normalmente isto acontece devido a uma ineficiente gestão. Vejamos que causas pode haver:
    - espaço mal distribuído ou layout antiquado: os armazéns são projectados tendo em conta fluxos de mercadoria concretos ou referências com determinadas características. No entanto, hoje em dia os serviços são mais voláteis, pelo que as mudanças podem ocorrer com mais frequência.
    - excesso de stock: é normal que as empresas dêem prioridade aos produtos com maior giro. Contudo, esta prioridade pode diminuir o espaço em armazém, caso de produza muitos produtos de alta rotação. Isto leva a que não haja espaço para outros produtos. Também pode acontecer ao contrário, ou seja, produzir mais produtos de baixa rotação do que se deveria.

    Como maximizar o espaço no armazém?

    - Redesenhar o plano do armazém: o primeiro passo para optimizar o layout do armazém é medir o espaço de trabalho real e a partir daí analisar o inventário. Isto quer dizer saber quais os produtos a serem armazenados, quais as suas características e com que frequência se movem no armazém (fluxos de entrada e saída). Este estudo vai permitir encontrar alternativas para articular o espaço disponível no armazém.
    - Analisar sistemas de armazenagem: aumentar a densidade de armazenagem é uma boa opção. Aproveite o espaço na vertical, para colocar estantes altas para armazenar mais produtos. Os de maior giro devem ficar nas prateleiras mais acessíveis. Para chegar aos produtos, existem sistemas de elevação eficazes, como os stackers.

    Written by For Demand
      Be the first to comment
     
     
    The comment will be validated by the site's administration.
    Tags: armazm
    Tags
    File