As escadas, que são usadas diariamente, podem apresentar riscos de acidentes quando usadas incorrectamente. Por isso, é preciso aplicar medidas de segurança, de modo a prevenir os acidentes no trabalho.
Escada para cada tipo de tarefa
Há que usar as escadas apropriadas para o funcionário chegar ao item desejado ou ao local necessário. Nunca se deve improvisar este equipamento nem substituir por escadas mais longas ou curtas.
Faça a devida manutenção
As escadas devem ser inspeccionadas periodicamente, sejam móveis, sejam fixas. Verifique se há ferrugem, danos, partes partidas u corrimão enfraquecido.
Sinalização
Às vezes, as pessoas caem das escadas por não conseguirem calcular a distância entre degraus. Assim, convém que estejam bem sinalizadas e com os limites visíveis.
Uma boa dica é pintar uma faixa em cada degrau. Também importante manter a iluminação correcta.
Devem estar desimpedidas
É importante não deixar objectos nas escadas, pois podem cair e prejudicar a segurança de quem circula ou usa as escadas. Mesmo um papel ou um plástico podem fazer com que a pessoa escorregue e caia, tendo consequências graves.
Uma pessoa de cada vez
Das pessoas não devem subir a escada ao mesmo tempo.
Devem estar devidamente guardadas
Reserve um local adequado para guardar as escadas. Considere factores como calor, humidade e possíveis danos causados por máquinas e outras ferramentas.
Cada escada para cada tarefa
Por exemplo, nunca use escadas de metal para trabalhos em circuitos eléctricos.
Atenção a quem usa
As escadas não devem ser usadas por pessoas que não estejam em boas condições físicas ou mentais para executar as tarefas, como vertigens, tonturas, etc.
Precisa de escadas novas para a sua fábrica? Clique
aqui e conheça as nossas escadas e andaimes.